domingo, 22 de abril de 2012

Dicas para Ministério de Dança Infantil


Devemos assegurar que o trabalho com crianças não é brincadeira ou um passa-tempo (Jr. 48.10). Cada criança deve ser gerada no mundo espiritual com muita oração, na obediência e dependência de Deus.
Devemos crer que os frutos serão dados, trabalhando sem olhar para trás.
Passos para uma Equipe Viva:

1. Ore e Jejue - Thiago 5:16b. - A unção é mais que o método;

2. Ame cada criança - O amor por elas motivará o crescimento. I Cor. 13;


3. Tenha intimidade com o Espírito Santo, convivência (Am.3:7 e Sl. 25:14) e dependência - Só Ele sabe o que cada criança precisa e te inspira a fazer o melhor trabalho. Busque uma unção nova de Deus a cada aula. As crianças são sensíveis e sabem quando Ele está agindo. Isto fará com que eles permaneçam;

4.Dê as crianças o devido valor e mostre que a vida espiritual é coisa séria e importante para a criança também. A grande vantagem de se trabalhar um ministério infantil é que a criança já tem a pureza de um adorador dentro de si (Mt. 19:14). Sendo assim, o papel do líder não é o de tirar o mundo de dentro dela, e sim o de não deixá-lo entrar;

5. Tenha definido o dia, horário e local das aulas. Cuidado com atrasos ou mudanças de dias e horários, elas precisam aprender o que é disciplina e isso começa pelos líderes;

6. Lembre-se sempre de usar a linguagem infantil. Tanto as palavras quanto exercícios são diferenciados quando se trata de crianças;

7. Deixe claro desde o início qual é o papel dela neste ministério, o que ela está fazendo ali, qual sua importância e o poder que ela tem em suas mãos. Esteja sempre observando que tipo de expectativas ela desenvolve no decorrer das aulas e eventos. Leve-as a crerem no que podem produzir para Deus. Este trabalho não é apenas para formar bailarinos, e sim o de discipular crianças através da dança e levá-las ao fator principal: A adoração pura e com excelência.

Proposta de Roteiro

Abertura: Dinâmica, com o objetivo de preparar o ambiente.
Oração: Consagrando a Deus este trabalho e ensinando cada uma delas a sempre colocar Deus à frente de todo e qualquer trabalho.
Alongamento: Todo enriquecido de uma linguagem super especial para que as crianças gravem e sintam-se à vontade durante os exercícios.
Diagonal: Exercícios para prepará-las para as coreografias, assim elas adquirem mais facilidade para decorar os movimentos e trabalhar o ritmo.
Aula Específica: Disciplina e Reverência. Elas precisam entender que o ensaio já é o momento de adoração, leve-as a separar as coisas, o momento de descontração para o momento de seriedade.
Composição Coreográfica: Monte uma pequena coreografia para as crianças colocarem em prática tudo o que aprenderam. Inclusive, neste momento também é bom ensiná-las sobre adoração espontânea.
Esfriamento Corporal: Momento de relaxamento dos músculos. Neste tempo, é interessante fazer uma oração de agradecimento.

Este trabalho visa abordar técnicas necessárias para aprimorar com excelência a arte da dança, aproveitando a pureza do coração da criança para se resgatar a adoração com danças, crendo nesta nova geração que está sendo levantada por Deus para nos levar a plenitude da adoração

Autor: Priscila Costa (Cia Vivian Lazzerini Kids de Dança)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares