domingo, 23 de dezembro de 2012

Entrevista com Felipe Toller













Professor de dança do CTMDT e  oficineiro do DNA - Dança da Noiva para o Avivamento - Ministério de dança da Igreja Batista da Lagoinha, Felipe Toller conta um pouco sobre sua vida ministerial. Acompanhe agora uma entrevista exclusiva.




 







Dança com propósito: Como foi o seu primeiro contato com a dança?

Felipe Tooler: Antes de me converter a Cristo sempre gostei de dançar socialmente. Depois da conversão fiquei anos achando que isso era uma coisa errada. Na minha nova experiência de vida a dança surgiu a partir de um convite de uma amiga para participar de um novo grupo na igreja onde havia mais expressão corporal e mímica do que dança em si. Mas foi ali que tudo começou.

Dança com propósito: Qual a experiência mais marcante que você já teve, através da dança?

Felipe Tooler: Com certeza foi um teste que fiz para a gravação do primeiro CD do CTMDT, "Viver por Ti". Na ocasião surgiu a proposta de dançar a canção "Os Olhos do Meu Pai" (na época eu era aluno no CTMDT), mas teria que fazer um teste em um dos ensaios gerais para ver se ia casar com a proposta do CD. Aquela canção era a minha vida naquele momento. Eu ensaiava dentro do banheiro de madrugada para ninguém acordar no quarto. Rsrsrs...
Quando chegou o teste eu estava muito tenso pois nunca tinha feito aquilo antes. Senti uma presença muito forte comigo quando começou a música e quando terminei todo mundo que estava no lugar estava chorando. Nunca mais esqueci aquela experiência e nunca mais vivi algo parecido.

Dança com propósito: Como você se prepara antes das ministrações?

Felipe Tooler: Bem, eu normalmente me preparo em silêncio. Começo acalmando o coração e a mente e vou aos pouquinhos percebendo o lugar, as pessoas e aí depois confio tudo a Deus e "me jogo"...rsrs.

Dança com propósito: Conte um pouco sobre como você entrou no Grupo Mudança?

Felipe Tooler: Eu estudava no do CTMDT e era aluno de dança da Isa Coimbra. Quando terminei o curso tinha que passar um ano em um prático ministerial, mas não sentia paz nenhuma de ir e nem tinha mantenedores também (missionários dependem muito da colaboração de terceiros). Não sabia o que seria de mim após o curso, na verdade estava me preparando para voltar para Brasilia, minha terra natal. Foi quando a coordenação do curso de Louvor do CTMDT me chamou, depois da minha formatura, para comunicar que queriam que eu ficasse estagiando na escola na área de dança e também que a Isabel Coimbra havia me feito o convite para ingressar no Mudança. Segunda a Isabel ela tinha me visto em alguns trabalhos do CTMDT e conversando com a Isa achou que seria interessante que eu caminhasse com o grupo caso permanecesse em BH. Como fiquei para trabalhar na escola acabei entrando para o Mudança também. Mas foi uma surpresa muito grande, eu nunca tinha conversado com a Isabel, nem mesmo a conhecia direito. Quando Deus quer uma coisa a gente nem precisa se esforçar muito...aliás não precisa fazer nada!!!!

Dança com propósito:O que foi o CTMDT para você?

Felipe Tooler: Na verdade a pergunta deveria ser "o que é o CTMDT para você?" porque até hoje estou lá. Fui estagiário auxiliando a Isa nas aulas, fui professor de inglês, fiz tantas coisas naquela escola e hoje além de ser professor da matéria "estilos" da grade de dança, auxilio na coordenação do curso de Louvor e Adoração.
Foi no CTMDT que aprendi a conhecer a coisa mais valiosa da vida cristã: a graça! Eu era muito legalista, duro comigo e com as pessoas. Em outras palavras eu "me achava"...rsrsrs. Mas ali tive experiências muito profundas de fracasso pessoal e aprendi que o amor de Deus por mim não dependia de fazer tudo certinho e muito menos das coisas que fazia para Ele, como o ministério. O CTMDT foi um divisor de águas na minha vida espiritual que refletiu diretamente na minha vida social, ministerial e emocional. Aquela escola é mesmo um útero espiritual, e foi lá que Deus me gerou para a obra que Ele tem confiado a mim. Ainda não entendi a plenitude dessa obra, mas vou descobrindo aos poucos. Amo muito esse lugar.

Dança com propósito:Você já sofreu ou sofre algum preconceito por ser um homem que dança?

Felipe Tooler: Pode parecer estranho, mas eu vim da Assembléia de Deus e o meu pastor pedia para eu dançar em eventos da igreja. Nunca sofri preconceito literalmente. Acho que fui cercado de gente muito boa que entende que a dança não é coisa de menina e nem um enfeite de culto. Já fui visto com certa desconfiança quando ia em algumas igrejas e os pastores descobriam que a pessoa que ia dar a oficina ou ministrar era um menino, mas depois que dançava ouvia os testemunhos de que eles ficavam surpreendidos porque eu "dançava como homem". Mas alguém pode me explicar uma coisa? Se eu sou homem, como é que vou dançar como uma mulher? Rsrsrs...

Dança com propósito: O que você tem a dizer para os homens que dançam e tem sofrido preconceitos por conta disso?

Felipe Tooler: Olha só, quando o que a gente faz é bom, edifica e não escandaliza ninguém, até plantar bananeira pode ser visto com bons olhos. Tudo depende de quem está fazendo. Existem muitos meninos que não dão bons testemunhos com a sua vida, as escolhas que fazem, a forma como andam e isso é observado pelas pessoas.
Para ser franco o maior preconceito hoje é com os homens que dançam de forma afeminada porque honestamente (acho que vou arranjar briga com os simpatizantes do movimento gay...rsrs) não é nada agradável ver um homem dançando como uma mulher. E vice versa.
Eu entendo a aflição de um pastor, de um líder ou de uma igreja quando o rapaz do grupo de dança só se diferencia das meninas por causa da roupa que veste e não pela forma que dança. Isso gera antipatia com a figura masculina na dança. Então meninos sejam homens segundo a imagem de Jesus. Ninguém precisa ser um ogro, mas a nossa hombridade deve glorificar a Deus que nos fez dessa forma para cumprirmos o propósito que Ele estabeleceu para nós quanto homens. A dança é a linguagem pela qual comunicamos as verdades de Deus, então se você entendeu isso siga em frente não deixe sua vida ser um tropeço para ninguém. Assim vai ficar mais fácil essa aceitação por parte de quem quer que seja.

Dança com propósito: Qual o momento mais difícil que você já passou no seu ministério?

Felipe Tooler: Alguns anos atrás fiz escolhas bem infelizes com alguns relacionamentos de amizade que me estimularam a centralizar em mim, nos meus sentimentos e nas minhas próprias vontades. As más experiências que tive com algumas dessas pessoas me fizeram mergulhar em uma crise de fé terrível. Eu me sentia um lixo tendo que ministrar para as pessoas coisas que eu mesmo nem sabia se continuava acreditando nelas e com o coração distante da mensagem que estava passando. Para piorar eu acho que foi a fase que eu mais participei de viagens, projetos e ministrações. Era horrível aquela fase, parecia que eu estava mentindo para todo mundo.
Graças a Deus isso tudo passou e hoje falo com muita propriedade justamente sobre as coisas que eu falava da boca pra fora mas não vivia e nem acreditava.

Dança com propósito: Você só dança, ou tem outros ministérios?

Felipe Tooler: Bem, ministério é serviço. O propósito do ministério, segundo Efésios 4 é a edificação do corpo de Cristo, por isso Ele (Deus) fez alguns profetas, outros mestres, outros apóstolos, outros evangelistas e outros pastores. Eu entendo que o meu ministério, o meu serviço ao corpo é o ensino. Eu dedico mais tempo ao exercício do ministério de ensino através da dança, mas também tenho me descoberto no pastoreio com os integrantes do grupo de dança que estão na minha célula.

Dança com propósito: Bate-papo

Defeito: Eu acho que julgo muito as situações antes do fim delas.
Virtude: Estranho falar bem de si né?Rsrsrs... Mas eu sou generoso. A vida me ensinou a ser assim, tanto comigo quanto com os outros.
Alguém: Vixi... "alguéns" né (nem existe essa palavra...rsrs). Tanta gente que eu admiro, mas se tem que ser só uma vai ser a minha tia Lídia. Ela me ensinou o que é ser íntegro, generoso, amoroso, entre outras virtudes que vi nela a vida toda e isso me fez querer ter todas essas coisas.
Um livro: Se não Fosse pela Graça de Deus da Joyce Meyer
Um filme: Histórias Cruzadas. Quero um dia poder ter influência para poder dar voz para quem não tem, assim como é retratado nesse filme. Simplesmente maravilhoso.
Musica: Tua Glória do Renascer Praise. "Para cada manhã, há um milagre de Deus, andando com Jesus não há perdas..."
Fato engraçado: Uma vez esqueci a chave de casa e tive que escalar o segundo andar do prédio para entrar em casa. Fiquei entalado na janela com meio corpo pra dentro e meio pra fora. Para piorar a bermuda rasgou e fiquei com aquele rasgo aparecendo para todo mundo no meio da rua. Credo!!!

Dança com propósito: Deixe uma mensagem para todos que acompanham o Dança com propósito:
Pessoal, ministério é um fruto que a gente gera para outros comerem. O ministério não é nosso, ele nos foi cedido para usarmos com a igreja para a edificação do corpo para que cada um exercendo o seu, faça com que a igreja chegue a unidade de fé no conhecimento do filho de Deus. Se cada um fizer a sua parte chegaremos ao todo de Deus, mas não pense que ministério é uma retribuição de Deus porque você é alguém especial. De jeito nenhum. Ele te deu um trabalho para que outro desfrute disso. Afinal de contas ninguém entrega profecia para si mesmo, ou ensina a si mesmo, ou pastoreia a si mesmo ou evangeliza a si mesmo. Em tempos de mídia, luz e glamour ficamos tentados a achar que isso é o fruto de um ministério grandioso. O grande de Deus está na plenitude do que Ele nos mandou fazer seja onde for.




O Dança com Propósito agradece ao Felipe Toller pela sua gentileza em ceder esta entrevista. Que Deus continue te usando nesse ministério.

3 comentários:

  1. Nuuus eu gosteii muitoo me serviu como estimulo , eu estava preste a desistir do meu chamadoo !! essa entrevista me fez querer continuar !!

    ResponderExcluir
  2. O senhor Deus, criador de todas as coisas, seja sempre o nosso Senhor e receba nossa adoração. Linda matéria!

    ResponderExcluir
  3. Linda Materia. Que Deus abençoe a esse ministro abençoado Felipe Tooler.

    ResponderExcluir

Postagens populares