domingo, 21 de outubro de 2012

PRIMEIRO SOCORROS PARA BAILARINOS



A dança como qualquer outra atividade física pode causar alguns acidentes, por isso selecionamos alguns dos mais comuns e os primeiros cuidados que podem ajudar muito para evitar dores e lesões maiores.

Câimbra Muscular
A câimbra é uma contração muscular involuntária, em geral, provocada pelo desgaste físico excessivo.

O que fazer?

O bailarino deve deitar no chão e alongar o músculo que está com câimbra até as contrações pararem. Um companheiro pode ajudar no alongamento.


Entorse de tornozelo:
É uma lesão que ocorre quando se ultrapassa o limite normal de movimento de uma articulação. Normalmente, ocasiona distensão dos ligamentos e da cápsula articular e, conseqüentemente, dor intensa ao redor da articulação, dificuldade de movimentação em graus variáveis e, às vezes, sangramentos internos. Muitas vezes isso acontece quando um bailarino cai de mal jeito depois de um salto.
O que fazer?

Uma vez que ocorre uma entorse de tornozelo, o bailarino não tem escolha a não ser repouso, gelo e elevar a área. Eles terão que se afastar da dança para que possa se curar corretamente!


Distensão Muscular
É a lesão provocada no músculo, por movimento brusco e violento. Se manifesta com dor intensa à movimentação e contratura da musculatura atingida.
O que fazer?
Evite movimentar a região lesada, aplique compressas geladas ou saco de gelo no local. Procure o médico se necessário

Texto de Henrique Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares