quarta-feira, 25 de abril de 2012

Como bordar figurinos






Materiais necessários:
  • Tesoura
  • Linha invisível
  • Agulha bem fina
  • Lantejoulas e/ou paetês (pode-se usar qualquer tamanho; os mais comuns são o 0.6 e 0.8)
  • Miçangas da cor da lantejoula/paetê ou transparente

Costurando as lantejoulas/paetês:

Lantejoula com miçanga: passe a linha pela agulha e dê vários nozinhos, um em cima do outro. Agora, passe a agulha pela parte de dentro do tecido para que ela saia do lado que você quer bordar. Coloque uma lantejoula na agulha. Coloque uma miçanga na agulha. Passe a agulha pelo buraco da mesma lantejoula, passando pelo tecido para sair no lado de dentro do tecido. Dê um espaço de meia lantejoula e volte a agulha para a parte da frente do Tecido onde a lantejoula foi presa. Repita a operação e faça isso até sobrar 10 cm de linha aproximadamente. Na parte de dentro, dê um nó bem firme na linha, que pegue o tecido também para não soltar.
Só lantejoulas: passe a linha pela agulha e dê vários nozinhos, um em cima do outro. Agora, passe a agulha pela parte de dentro do tecido  para que ela saia do lado que você quer bordar. Coloque uma lantejoula na agulha e passe-a para o lado de dentro tecido  pelo lado de fora da lantejoula. Volte a agulha bem próxima do último furo e coloque outra lantejoula, repetindo o procedimento até ficar do tamanho que desejar. Deixe aproximadamente 10 cm de linha sobrando. Na parte de dentro, dê um nó bem firme na linha, que pegue o tecido também para não soltar.
Lantejoula com mais de uma miçanga: passe a linha pela agulha e dê vários nozinhos, um em cima do outro. Agora, passe a agulha pela parte de dentro do tecido para que ela saia do lado que você quer bordar. Coloque uma lantejoula na agulha mais 2 ou 3 miçangas. e passe a agulha para o lado de trás do tecido pelo lado de fora da lantejoula (não pelo buraquinho). Coloque uma lantejoula do lado desta e passe a agulha para o lado de fora tecido pelo buraquinho. Adicione o mesmo número de miçangas utilizados e repita o procedimento. Você pode utilizar canutilhos em vez de miçangas. Deixe aproximadamente 10 cm de linha sobrando. Na parte de dentro, dê um nó bem firme na linha, que pegue o tecido também para não soltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares